MUSEU do CALÇADO

Notícias

BOAS FESTAS!

23 Dezembro 2023

BOAS FESTAS!

Caros visitantes,
Informamos que, o Museu estará encerrado de 24 a 26 de dezembro e de 31 de dezembro a 2 de janeiro.
Aproveitamos para desejar a todos um Santo e Feliz Natal e um 2024 cheio de Cultura.
CULTURando por aí... Férias de Natal 2023

02 Dezembro 2023

CULTURando por aí... Férias de Natal 2023

Entre os dias 22 e 29 de dezembro, o CULTURando por aí... está de regresso ao Museu do Calçado e ao Museu da Chapelaria, para a edição Férias de Natal.

Pensado e preparado pelos dois museus, este programa pretende estimular e desenvolver hábitos de consumo e fruição cultural nos mais novos, com um vasto conjunto de atividades lúdico-pedagógicas.

Para mais informações e/ou inscrições, contacte o Serviço Educativo do Museu, através do email museudocalcado@cm-sjm.pt ou pelo 256 004 006. 

Data limite de inscrição: 21 de dezembro.

Consulte a nossa agenda e veja o programa completo. 

 

Museu Municipal de Valongo acolhe exposição do Museu do Calçado

24 Novembro 2023

Museu Municipal de Valongo acolhe exposição do Museu do Calçado

No âmbito do Dia da Eliminação da Violência contra as Mulheres, o Município de Valongo inaugura hoje, pelas 14h30, a exposição do Museu do Calçado, "A Verdade Dói".

Esta exposição-instalação dá voz a inúmeras mulheres que viram as suas vidas destroçadas por atos de violência. A violência contra as mulheres é uma das mais transversais à História e sociedades do mundo, atravessando classes sociais e idades. São muitos e diversos os atos profundamente violentos aceites como a mutilação genital ou o tráfico sexual e que, por pressões sociais, continuam a ser praticados.

A violência contra a mulher é um problema global e Portugal não é exceção. Os números são assustadores quando se anuncia que, em 2020, se reportaram mais de 11 mil casos de violência doméstica. Imagine a que valores se chega ao somar os da violência de género, da obstétrica, da sexual, da psicológica, da financeira, do tráfico de mulheres, do assédio sexual e moral, da perseguição e bullying e de qualquer outra forma comportamento abusivo. Esta é, pois, uma realidade que tem de ser rapidamente eliminada.

Assim, mais uma vez, o Museu do Calçado assume-se como meio transmissor desta mensagem fazendo um alerta e uma homenagem às vítimas de violência de género. Calce um par destes sapatos e deixe-se sentir... ... e imagine se um dia, este mesmo par não poderá, também, vir a contar a sua história a outra pessoa.

A exposição estará patente até dia 7 de janeiro de 2024, no seguinte horário:

Segunda a sexta :: 09:00h - 12:30h e 14:00h - 17:30h

Biblioteca Bento de Jesus Caraça acolhe exposição do Museu do Calçado

09 Novembro 2023

Biblioteca Bento de Jesus Caraça acolhe exposição do Museu do Calçado

Inaugura no próximo dia 10 de novembro, pelas 17h30, a exposição itinerante do Museu do Calçado, "TENDÊNCIA OU FUTURO? Calçado e Sustentabilidade", na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita.
Esta exposição, criada pelo Museu do Calçado em parceria com o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e Apiccaps (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), apresenta projetos, materiais, produtos e ações inovadoras em direção a um futuro mais sustentável para a produção de calçado em Portugal. Ecodesign, bioeconomia, pegada ambiental e reciclagem são termos que já entraram no vocabulário do calçado.
O conceito de moda sempre esteve diretamente ligado ao consumo e à novidade, mas atualmente tornou-se descartável: usar, deitar fora e voltar a comprar. Em 2021 foram produzidos 22.000 milhões de sapatos em todo o mundo - cerca de 2,8 por pessoa - e a vida útil expectável de cada par é de apenas 1 ano. O calçado é responsável por 1/5 do impacto ambiental gerado pela indústria da moda, apesar de representar menos de 1/10 do seu valor total. Todavia, uma consciência ecológica e ambiental começa a instalar-se entre designers, industriais e consumidores.
Hoje em dia já muitos criadores criticam o próprio conceito de tendência e procuram uma moda lenta, não sazonal e que tem por princípio uma economia circular de poupança de matérias-primas e de energia.
A exposição estará patente até dia 29 de dezembro de 2023, no seguinte horário:
Segunda a Sábado :: 10:00h - 12:30h e 14:00h - 18:30h
Se pretender uma visita guiada, faça a sua marcação prévia através do telefone 210 817 040.
7º ANIVERSÁRIO DO MUSEU

01 Novembro 2023

7º ANIVERSÁRIO DO MUSEU

No próximo dia 5 de novembro, o Museu do Calçado celebra o seu 7º aniversário.

Para assinalar esta data, o Museu está a preparar surpresas para descobrir em família. Reúna a sua e venha visitar-nos. 

As entradas e visitas orientadas* são gratuitas.

Esperamos por si.

Festeje connosco este momento tão especial.

*Visitas orientadas: 11h00 e 15h00 :: Inscreva-se através do e-mail museudocalcado@cm-sjm.pt ou pelo telefone 256 004 006)

Solar Condes de Resende acolhe exposição do Museu do Calçado

25 Outubro 2023

Solar Condes de Resende acolhe exposição do Museu do Calçado

O Solar Condes de Resende, em Vila Nova de Gaia, inaugurou no dia 21 de outubro, a exposição itinerante do Museu do Calçado “Babuchas e as Mulheres”.

O momento contou com a presença da Vereadora da Cultura do Município de Vila Nova de Gaia, Paula Carvalhal, a Vereadora da Ação Social e Conselheira Interna para a Igualdade do Município de S. João da Madeira, Paula Gaio, a Diretora do Museu do Calçado, Sara Paiva e a curadora da exposição e artista, Renata Carneiro.

A exposição “Babuchas e as Mulheres”, com curadoria de Renata Carneiro, foi apresentada ao público, pela primeira vez em 2013 tendo estado, depois, em circulação em Portugal e em França até 2016. Em 2021, assinalando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, o Museu do Calçado acolheu esta exposição e, no ano seguinte, a maior parte das obras foi doada e incorporada na coleção do Museu.

Para Paula Carvalhal esta é “mais uma exposição que dá a conhecer a todos os gaienses um bocadinho do mundo, porque no fundo vocês (Museu do Calçado) refletem um bocadinho nesta exposição uma importação e influências do mundo”, que vai ao encontro do objetivo primordial desta instalação, lançando um novo alerta para os crescentes atos de violência impostos sobre as mulheres árabes por sociedades historicamente fundamentalistas e patriarcais.

Como refere Paula Gaio “Esta exposição vem, precisamente, para chamar ao foco da discussão o papel da mulher, em particular da mulher árabe, (…) mas através dos sapatos dos homens, acabou por ser uma abordagem completamente inovadora, com uma criatividade muito aguçada.”

Para os visitantes esta é uma exposição que apela à inquietação e à emoção e, como afirma Renata Carneiro, “como artista também senti necessidade de falar sobre este tema e, então, decidi convidar várias amigas artistas, em 2013, para criar este projeto. Uma intervenção nas babuchas masculinas pintadas e pensadas por artistas.”.

Esta exposição, que relança o convite à reflexão e discussão sobre o papel da Mulher e dos seus Direitos na sociedade contemporânea, surge no âmbito do Projeto Sapatos que Pensam, “um projeto-processo, porque tem diferentes formas. (…) Pode dar origem a uma exposição temporária, a um ciclo de conversas, (…) trazer para a luz problemáticas contemporâneas que nos assolam a todos”, explica Sara Paiva. Sapatos que Pensam é um desafio a todos aqueles que se questionam e nos fazem questionar sobre o mundo que nos rodeia, o tempo presente e os futuros que se querem criar.

A inauguração contou com a presença de mais de duas dezenas de pessoas, entre elas algumas das artistas, que se mostraram muito agradadas com a nova versão da exposição e os novos discursos criados entre as peças e o espaço que as acolhe.

Esta exposição estará patente até 31 de dezembro, de segunda a domingo, entre as 9h e as 19h.

BABUCHAS E AS MULHERES NO SOLAR CONDES DE RESENDE

17 Outubro 2023

BABUCHAS E AS MULHERES NO SOLAR CONDES DE RESENDE

Inaugura no próximo dia 21 de outubro, a exposição itinerante do Museu do Calçado, "Babuchas e as Mulheres", no Solar Condes de Resende, em Vila Nova de Gaia.
Esta exposição pretende lançar um novo alerta para os crescentes atos de violência impostos sobre as mulheres árabes por sociedades historicamente fundamentalistas, patriarcais e machistas.
Com curadoria de Renata Carneiro, a exposição foi apresentada ao público em 2013 tendo estado, depois, em itinerância em Portugal e em França até 2016. Em 2021, o Museu do Calçado acolheu esta exposição, inserida no Projeto "Sapatos que pensam" e, no ano seguinte, a maior parte das obras foi doada e incorporada na nossa coleção. Em 2023 "Babuchas e as Mulheres" inicia um novo caminho, o de exposição itinerante.
Uma exposição-instalação que relança o convite à reflexão e discussão sobre o papel da Mulher e dos seus Direitos na sociedade contemporânea. A exposição estará patente até 31 de de dezembro de 2023.
-------------------------------
[Sobre a exposição]
"Babuchas e as Mulheres" surgiu de uma vontade de expressar um sentimento perante a mulher, mais concretamente, a mulher árabe. Demonstrar o seu papel na sociedade atual, os seus costumes, os seus pensamentos, livres ou não, o uso do lenço ou da burca, serviu de ponto de partida para a criação deste projeto coletivo que, desta forma, convida ao questionamento e comparação daquela com a mulher ocidental.
Partindo deste princípio, foram convidadas 19 mulheres artistas portuguesas e espanholas, cada uma com um ponto de vista particular sobre a temática, para intervirem sobre um par de babuchas masculinas, calçado utilizado no seio de uma família tradicional árabe e que, neste contexto, se pretende que personifiquem o Homem." | Renata Carneiro

 

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2023

01 Setembro 2023

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2023

As Jornadas Europeias do Património celebram-se todos os anos um pouco por toda a Europa. 

Este ano sob o tema "Património Vivo", pretende-se explorar as práticas, lugares e objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural e têm sido transmitidos de geração em geração adaptando-se, mas continuando vivos e constantemente recriados por comunidades e grupos, ajustando-se às suas culturas em mudança, às paisagens e aos lugares que habitam.

Neste sentido, o Museu do Calçado junta-se, uma vez mais, a este evento e preparou uma visita e oficina muito especial. "Pelas mãos de um sapateiro", transporta-nos ao imaginário de como seria uma oficina de sapateiro. Os bancos, as ferramentas, os materiais, as mãos sujas e o trabalho árduo de quem passava horas a fio sentado a criar o objeto que mais usamos no dia-a-dia. 

Agende a sua visita e venha descobrir as muitas histórias desta profissão. 

As atividades são gratuitas, mas requerem inscrição prévia através do email museudocalcado@cm-sjm.pt ou pelo 256 004 006.

Exposição Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio

01 Agosto 2023

Exposição Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio

A Casa do Desing, em Matosinhos, apresenta até 27 de agosto de 2023 a exposição "Sapatilhas: Marcas Portuguesas, do Estado Novo ao Virar do Milénio". 

Numa época em que as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, esta exposição, com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, dá a conhecer o legado da indústria nacional de calçado desportivo. Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, esta explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. 

Organizada cronologicamente e por núcleos temáticos, a exposição propõe simultaneamente uma retrospetiva histórica e um espaço de reflexão crítica.

Uma exposição com o contributo do Museu do Calçado, com as famosas sapatilhas Sanjo, originárias de S. João da Madeira. 

 

Pode consultar os horários desta instituição aqui

TENDÊNCIA OU FUTURO? Calçado e Sustentabilidade termina já este domingo

21 Junho 2023

TENDÊNCIA OU FUTURO? Calçado e Sustentabilidade termina já este domingo

A exposição "TENDÊNCIA OU FUTURO? Calçado e Sustentabilidade", criada pelo Museu do Calçado em parceria com o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, termina já este domingo, 25 de junho.
Aproveite estes últimos dias para conhecer projetos, materiais, produtos e ações inovadoras em direção a um futuro mais sustentável para a produção de calçado em Portugal.
 
Ecodesign, bioeconomia, pegada ambiental e reciclagem são termos que já entraram no vocabulário do calçado. O compromisso sustentável está na génese de muitos produtos e acompanha toda a cadeia de valor através da seleção das matérias-primas; da gestão dos sistemas de produção; das opções energéticas e de redução de emissões e resíduos; dos acordos sociais; das opções de embalagem, transportes e comunicação; da previsão da utilização, manutenção e fim de vida dos produtos.
 
Esta é uma exposição que, a par da "Verdade Dói", também se tornará itinerante. Para maius informações contacte-nos através do 256 004 006.
Esculturas em Movimento. A nova exposição temporária do Museu do Calçado

01 Junho 2023

Esculturas em Movimento. A nova exposição temporária do Museu do Calçado

Inaugurou no passado dia 20 de maio, a nova exposição do Museu do Calçado "Katharina Beilstein: Esculturas em Movimento".

Na presença do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, e da designer Katharina Beilstein, a sala de exposições dedicada a criadores nacionais e internacionais, recebeu quase uma centana de pessoas, para conhecer o trabalho desta artista alemã. 

"Esculturas em Movimento" reúne 16 esculturas, 18 sapatos, oito desenhos e duas peças de joalharia, que demonstram que Katharina Beilstein "não se deixou encantar pelos sapatos enquanto objetos de moda, mas sim pelas imensas possibilidades do calçado enquanto suporte para exploração da forma e da cor”.

Para surpresa de todos os presentes, e na impossibilidade de se experimentar estas peças fantásticas, o Museu do Calçado em parceria com a artista alemã, desenvolveu uma atividade na própria exposição, onde o público é convidado a usar a sua imaginação e bom gosto, pintando uma "tapeçaria", uma vez que Katharina Beilstein também se dedica a este objeto, trabalhando a cor e os padrões. 

Patente até 30 de abril de 2024, esta é a primeira exposição individual da artista alemã, em que a funcionalidade destes sapatos-escultura se manifesta em estéticas incomuns.

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

01 Maio 2023

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

A 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus e o Museu do Calçado junta-se a esta celebração com entradas e visitas guiadas gratuitas. 

Este ano sob o tema "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar", pretende-se transmitir que os Museus são ativos importantes para o bem-estar e desenvolvimento sustentável das nossas comunidades, podendo contribuir eficazmente para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), através das diversas atividades que desenvolvem.

Consulte a nossa agenda e fique a par da programação que preparamos.

Todas as atividades são gratuitas mas necessitam de inscrição prévia obrigatória.

CICLO DE CONVERSAS  - TENDÊNCIA OU FUTURO? CALÇADO E SUSTENTABILIDADE

06 Abril 2023

CICLO DE CONVERSAS - TENDÊNCIA OU FUTURO? CALÇADO E SUSTENTABILIDADE

No âmbito da exposição temporária "TENDÊNCIA ou FUTURO? Calçado e Sustentabilidade" do Museu do Calçado, gostaria de o/a convidar a si e aos seus alunos a participarem na 2ª sessão do ciclo de conversas subordinado a este tema, já no próximo dia 19 de abril, pelas 14h00, no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro.

Ecodesign, bioeconomia, pegada ambiental e reciclagem são termos que já entraram no vocabulário do calçado. O compromisso sustentável está na génese de muitos produtos e acompanha toda a cadeia de valor. Tal como a exposição “TENDÊNCIA ou FUTURO? Calçado e Sustentabilidade” o Ciclo de Conversas, apresenta projetos, materiais, produtos e ações inovadoras em direção a um futuro mais sustentável para a produção de calçado em Portugal.

Esta sessão contará com os seguintes oradores:

Maria José Ferreira | Diretora dos Laboratórios, Investigação e Sustentabilidade do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal

René van den Berg | Fundador da René van den Berg Academy, designer e professor dos Países Baixos e criador da marca Makerzoon. Atualmente tem o seu trabalho em exibição na sala de exposições temporárias do Museu do Calçado

Marita Setas Ferro | Escultora, designer e gestora cultural, criou a marca Marita Moreno em 2008, com a qual recebeu inúmeros prémios internacionais no âmbito da sustentabilidade

Pedro Carvalho de Almeida | Designer, Professor Auxiliar de Design no DeCA, Universidade de Aveiro, Doutorado em Design e membro integrado do Instituto de Investigação em Design

 

Idioma | Português (com tradução para ING/PT e PT/ING se necessário)

Participação | gratuita

Confirmação de inscrição | 256 004 006 ou museudocalcado@cm-sjm.pt

EXPOSIÇÃO A VERDADE DÓI

17 Março 2023

EXPOSIÇÃO A VERDADE DÓI

No passado dia 07 de março, inaugurou no Cine-Teatro S. João, em Palmela, a exposição “A Verdade Dói”.

Esta exposição-instalação itinerante do Museu do Calçado, dá voz a inúmeras mulheres que viram as suas vidas destroçadas por atos de violência. São muitos e diversos os atos profundamente violentos aceites como a mutilação genital ou o tráfico sexual e que, por pressões sociais, continuam a ser praticados. Muitas vezes justificados por tradições culturais, dogmas religiosos ou relações de poder instituídas, são atos de violência contra as mulheres que acabam, em muitos casos, em tolerância e até impunidade para com os agressores.

A partilha das suas histórias, dos momentos mais negros que viveram e das experiências de superação servem, assim, de alerta e motivação para que estes casos não se voltem a repetir, para que sejam levados à justiça e não fiquem escondidos sob uma nuvem de vergonha e constrangimento. A verdade dói! Falar é reviver tudo o que aconteceu, mas é também um ato de coragem e um primeiro passo para o processo de cura.

Esta exposição está patente de 07 a 31 de março de 2023, no Cine-Teatro S. João, passando de seguida pelo Mercado Municipal de Pinhal Novo, entre os dias 4 de abril e 4 de maio de 2023.

Para mas informações consulte site do Município de Palmela.

UMA SAPATILHA SUSTENTÁVEL?

01 Fevereiro 2023

UMA SAPATILHA SUSTENTÁVEL?

“TENDÊNCIA OU FUTURO? CALÇADO E SUSTENTABILIDADE” é a mais recente exposição do Museu do Calçado que alerta para a importância de ouvir e cuidar do nosso Planeta. Aprende sobre a pegada ecológica das diferentes matérias-primas e cria a tua sapatilha sustentável.

 

 

ARQUIVO