MUSEU do CALÇADO

Notícias

TENDÊNCIA OU FUTURO? Calçado e Sustentabilidade termina já este domingo

21 Junho 2023

TENDÊNCIA OU FUTURO? Calçado e Sustentabilidade termina já este domingo

A exposição "TENDÊNCIA OU FUTURO? Calçado e Sustentabilidade", criada pelo Museu do Calçado em parceria com o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, termina já este domingo, 25 de junho.
Aproveite estes últimos dias para conhecer projetos, materiais, produtos e ações inovadoras em direção a um futuro mais sustentável para a produção de calçado em Portugal.
 
Ecodesign, bioeconomia, pegada ambiental e reciclagem são termos que já entraram no vocabulário do calçado. O compromisso sustentável está na génese de muitos produtos e acompanha toda a cadeia de valor através da seleção das matérias-primas; da gestão dos sistemas de produção; das opções energéticas e de redução de emissões e resíduos; dos acordos sociais; das opções de embalagem, transportes e comunicação; da previsão da utilização, manutenção e fim de vida dos produtos.
 
Esta é uma exposição que, a par da "Verdade Dói", também se tornará itinerante. Para maius informações contacte-nos através do 256 004 006.
Esculturas em Movimento. A nova exposição temporária do Museu do Calçado

01 Junho 2023

Esculturas em Movimento. A nova exposição temporária do Museu do Calçado

Inaugurou no passado dia 20 de maio, a nova exposição do Museu do Calçado "Katharina Beilstein: Esculturas em Movimento".

Na presença do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Vultos Sequeira, e da designer Katharina Beilstein, a sala de exposições dedicada a criadores nacionais e internacionais, recebeu quase uma centana de pessoas, para conhecer o trabalho desta artista alemã. 

"Esculturas em Movimento" reúne 16 esculturas, 18 sapatos, oito desenhos e duas peças de joalharia, que demonstram que Katharina Beilstein "não se deixou encantar pelos sapatos enquanto objetos de moda, mas sim pelas imensas possibilidades do calçado enquanto suporte para exploração da forma e da cor”.

Para surpresa de todos os presentes, e na impossibilidade de se experimentar estas peças fantásticas, o Museu do Calçado em parceria com a artista alemã, desenvolveu uma atividade na própria exposição, onde o público é convidado a usar a sua imaginação e bom gosto, pintando uma "tapeçaria", uma vez que Katharina Beilstein também se dedica a este objeto, trabalhando a cor e os padrões. 

Patente até 30 de abril de 2024, esta é a primeira exposição individual da artista alemã, em que a funcionalidade destes sapatos-escultura se manifesta em estéticas incomuns.

ARQUIVO