EXPOSIÇÃO A VERDADE DÓI

17 Março 2023

EXPOSIÇÃO A VERDADE DÓI

No passado dia 07 de março, inaugurou no Cine-Teatro S. João, em Palmela, a exposição “A Verdade Dói”.

Esta exposição-instalação itinerante do Museu do Calçado, dá voz a inúmeras mulheres que viram as suas vidas destroçadas por atos de violência. São muitos e diversos os atos profundamente violentos aceites como a mutilação genital ou o tráfico sexual e que, por pressões sociais, continuam a ser praticados. Muitas vezes justificados por tradições culturais, dogmas religiosos ou relações de poder instituídas, são atos de violência contra as mulheres que acabam, em muitos casos, em tolerância e até impunidade para com os agressores.

A partilha das suas histórias, dos momentos mais negros que viveram e das experiências de superação servem, assim, de alerta e motivação para que estes casos não se voltem a repetir, para que sejam levados à justiça e não fiquem escondidos sob uma nuvem de vergonha e constrangimento. A verdade dói! Falar é reviver tudo o que aconteceu, mas é também um ato de coragem e um primeiro passo para o processo de cura.

Esta exposição está patente de 07 a 31 de março de 2023, no Cine-Teatro S. João, passando de seguida pelo Mercado Municipal de Pinhal Novo, entre os dias 4 de abril e 4 de maio de 2023.

Para mas informações consulte site do Município de Palmela.