O FUTURO É TEU!

22 Setembro 2022

O FUTURO É TEU!

No âmbito das Jornadas Europeias do Património 2022 subordinadas ao tema Património Sustentável, o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado estão a organizar uma conversa com duas designers sanjoanenses sobre o tema da sustentabilidade.

JULIANA VIEIRA (INGUZ) :: Juliana Vieira, empreendedora por natureza, é a fundadora da Inguz Portugal e Diretora criativa da Cord Design. Abraçar o slow, valorizar as pessoas, o meio ambiente e a criatividade e o lucro em igual medida, são compromissos que lhe são inatos e usa-os para o seu dia-a-dia e trabalho. Cresceu a correr na natureza e a invadir, entre brincadeiras, a fábrica do avô, um mundo desconhecido onde descobriu o encanto da produção artesanal. Nas suas coleções, Juliana dá preferência à produção manual e ao reaproveitamento de materiais já existentes no planeta. O seu propósito é inspirar a sociedade a atitudes mais conscientes, tanto no consumo, quanto na produção.

FILOMENA ALMEIDA (FELTRANDO) :: Filomena Almeida fundou em 2013 a marca Feltrando Portugal, assente nos conceitos do design sustentável e upcycling. Inspirada nas possibilidades inesgotáveis da reutilização dos feltros da indústria da chapelaria, desperdício industrial de origem natural, a artista formada em Artes Plásticas, reinventa o uso do feltro em peças de design têxtil e produto, intemporais e criativas, sempre com uma preocupação de consumo consciente e sustentável.

Inscrições através dos contatos: museuchapelaria@cm-sjm.pt / 256 200 206 ou museudocalcado@cm-sjm.pt ou dos telefones / 256 004 006

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2022 | PATRIMÓNIO SUSTENTÁVEL

15 Setembro 2022

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2022 | PATRIMÓNIO SUSTENTÁVEL

As Jornadas Europeias do Património 2022 subordinadas ao tema Património Sustentável, decorrem a 23, 24 e 25 setembro por toda a Europa. O Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria prepararam uma programação conjunta para celebrar as jornadas.

: : PROGRAMA : :

23 de SETEMBRO | 10h30
Conversas "O futuro é teu" com @filo_escultora (@feltrandoportugal ) e Juliana Vieira (@inguz.pt)
24 de SETEMBRO | 10h30 e 15h00
Visita orientada ao Museu da Chapelaria e oficina "De Lixo a Chapéu"
25 de SETEMBRO | 10h30 e 15h00
Visita temática ao Museu do Calçado "Calçado sustentável: verdades e mitos."

As atividades são gratuitas mas requerem inscrição prévia obrigatória através dos contactos 256 004 006 ou museudocalcado@cm-sjm.pt