MASTERCLASS DE CALÇADO ONLINE COM MARLOES TEN BHÖMER

25 Janeiro 2022

MASTERCLASS DE CALÇADO ONLINE COM MARLOES TEN BHÖMER

No próximo dia 9 de fevereiro, às 10h00, o Museu do Calçado irá organizar uma masterclass online com a designer Marloes ten Bhömer.
Esta masterclass decorre no âmbito da exposição temporária "Marloes ten Bhömer. O Ato de Caminhar." que estará patente no Museu do Calçado até dia 1 de maio 2022.

Marloes ten Bhömer é uma das investigadoras e designers de calçado mais interessantes e surpreendentes da atualidade. Com uma carreira inspiradora e criações presentes nas grandes coleções de moda do mundo, Marloes ten Bhömer irá partilhar o seu conhecimento e experiência. Esta masterclass será uma oportunidade única para conhecer os processos criativo e produtivo desta designer.

De participação gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória, a masterclass decorrerá online e em língua inglesa.
Inscrição | 256 004 006 | museudocalcado.sjm@gmail.com
ASSINATURA PROTOCOLO FUNDAÇÃO AMÁLIA RODRIGUES

13 Janeiro 2022

ASSINATURA PROTOCOLO FUNDAÇÃO AMÁLIA RODRIGUES

No próximo dia 18 de janeiro, será assinado um protocolo de parceria entre o Município de S. João da Madeira e a Fundação Amália Rodrigues. No rescaldo das celebrações do centenário do nascimento de Amália Rodrigues, este momento inaugura um período de celebração à vida e obra da fadista no Museu do Calçado e no Museu da Chapelaria que se estenderá por todo o ano de 2022.
A assinatura acontecerá no Museu do Calçado, às 11h00 e contará com um momento musical de homenagem à fadista. A entrada é livre.

BABUCHAS E AS MULHERES

04 Janeiro 2022

BABUCHAS E AS MULHERES

Babuchas e as Mulheres surgiu de uma vontade de expressar um sentimento perante a mulher, mais concretamente, a mulher árabe. Demonstrar o seu papel na sociedade atual, os seus costumes, os seus pensamentos, livres ou não, o uso do lenço ou da burca, serviu de ponto de partida para a criação deste projeto coletivo que, desta forma, convida ao questionamento e comparação daquela com a mulher ocidental. Partindo deste princípio, foram convidadas 19 mulheres artistas portuguesas e espanholas, e cada uma com um ponto de vista particular sobre a temática, para intervirem sobre um par de babuchas masculinas, calçado utilizado no seio de uma família tradicional árabe e que, neste contexto, se pretende que personifiquem o Homem. Com curadoria de Renata Carneiro, esta exposição foi apresentada ao público, pela primeira vez em 2013 tendo estado, depois, em itinerância em Portugal e em França até 2016.

No contexto do projeto "Sapatos que Pensam", assinalando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher e procurando alertar para os crescentes atos de violência que têm vindo a ser impostos sobre as mulheres árabes por sociedades historicamente fundamentalistas, patriarcais e machistas, como a do Afeganistão, esta exposição-instalação lança o convite à reflexão e à discussão sobre o papel da Mulher e dos seus Direitos na sociedade contemporânea.