MUSEU do CALÇADO

Notícias

BOAS FESTAS!

21 Dezembro 2021

BOAS FESTAS!

A equipa do Museu do Calçado deseja-lhe um Feliz Natal e um ano de 2022 cheio de boas surpresas no sapatinho!
Aproveitamos para informar de que nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro o museu estará encerrado.

CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS DE NATAL 2021

16 Dezembro 2021

CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS DE NATAL 2021

As férias de Natal estão a chegar! E com elas chega também mais uma edição do CULTURando por aí... no Museu do Calçado e no Museu da Chapelaria. Para mais informações e inscrições dirija-se ao Museu da Chapelaria ou contacte-nos pelo 256 200 206 ou pelo e-mail museu.chapelaria@gmail.com. Data limite de inscrição: até 22 de dezembro

 

Obtenha a ficha de inscrição aqui.

INDUSTRIAL HERITAGE FOR THE FUTURE

12 Outubro 2021

INDUSTRIAL HERITAGE FOR THE FUTURE

The Industrial Heritage for the Future rundown seminar marks the end of the project “Material Culture, Scientific Culture: Industrial Heritage for the Future” (IH4Future) (https://sites.google.com/fct.unl.pt/ih4future). This seminar approaches the historical and material studies, museological documentation and conservation of industrial heritage from different perspectives and contexts. The first part of the seminar includes international contributions, and the second is devoted to the IH4Future project. The project assessment comprises the presentation of the results and discussion on ways for enhancing them.


REGISTRATION: Participation at the event is free of charge, but registration is compulsory. The registration deadline is November 15th and must be made by the email ih4future@campus.fct.unl.pt
Note that the second part of the seminar will be presented in Portuguese.

 

PROGRAM DRAFT


09h00m | Welcome reception

09h30m | Opening of the IH4Future Project Rundown seminar

Virgílio Machado (Director of the NOVA School of Science and Technology)
José Paulo Santos (President of the NOVA-FCT- Physics department)
Marta Manso (Principal Investigator of the IH4Future project)
Pedro Pedroso (Coordinator of Archeofactu)
Graça Filipe (Ecomuseu Municipal do Seixal - Câmara Municipal do Seixal)
Fernanda Rollo (Coordinator of the HTC-NOVA-FCSH CFE)

09h45m | Making our past work for a sustainable future (on-line presentation)
Miles Oglethorpe (Industrial Heritage at Historic Environment Scotland and President of The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage – TICCIH)

10h30m | Operating Heritage Machinery - Responsibilities, Capacities and Choices in Public and Private worlds (on-line presentation)
Alison Wain (University of Canberra, Australia)

 

11h15m | Coffee break

 

11h30m | The role of science for the conservation of scientific and technical heritage: The example of COMPACT and MIPAC projects (on-line presentation)
Emilio Cano (Centro Nacional de Investigaciones Metalúrgicas – Consejo Superior de Investigaciones Científicas CENIM-CSIC, Spain)

12h15m | Discussion

 

13h00m | Lunch break

 

14h30m | The IH4Future project: motivations, expectations, achievements, and ways of dissemination IH4Future project team representatives

16h15m | Closing of the IH4Future Project Rundown seminar Marta Manso (Principal Investigator of the IH4Future project)

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA MARLOES TEN BHÖMER. O ATO DE CAMINHAR

07 Outubro 2021

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA MARLOES TEN BHÖMER. O ATO DE CAMINHAR

No próximo dia 11 de outubro, pelas 16h00 irá inaugurar a nova exposição temporária do Museu do Calçado "Marloes ten Bhömer. O Ato de Caminhar. "

Esta exposição aborda o pensamento académico de uma das mais promissoras investigadoras e designers de calçado da sua geração. Mais de uma centena de peças fazem uma exploração transversal, mas não exaustiva, das principais e mais marcantes obras concetuais e físicas da carreira desta criadora.

 

Visita Online » Cada um sabe onde lhe aperta o seu sapato

10 Junho 2021

Visita Online » Cada um sabe onde lhe aperta o seu sapato

Quinta-feira, 10 de junho, 21h00
Domingo, 13 de junho, 19h00


Durante esta visita gaspeamos histórias, viajamos entre tempos, cruzamos fronteiras e atravessamos continentes. Calcorreamos memórias sem acabamento e imaginamos o mapa que nos leva ao futuro. Entre o que somos e o que gostávamos de ter sido, entre o que vivemos e o que nos espera, misturamos as nossas vidas e os nossos caminhos, até ao dia em que nos encontrámos todos, aqui e agora, sem saber o que teremos pela frente.

 

Com curadoria do Teatro da Didascália e encenação / dramaturgia por Sara barros Leitão, esta visita foi pensada para o Museu do Calçado no âmbito do projeto INTERFERÊNCIAS 1.0 e apresentada publicamente no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio. 

É o resultado de entrevistas e conversas com pessoas cujas vidas estão ou estiveram ligadas ao calçado, e de um trabalho generoso e coletivo de um grupo de participantes que, sem se conhecer entre si, dedicou várias horas da sua semana para refletir e criar em conjunto. É um projeto artístico que reflete as histórias, as memórias e as pesquisas de cada participante. (março-maio 2021)

A visita será apresentada na página de facebook do projeto INTERFERÊNCIAS 1.0 em https://fb.me/e/2l6PVDaeb

Interferências 1.0 | Cada um sabe onde lhe aperta o seu sapato

11 Maio 2021

Interferências 1.0 | Cada um sabe onde lhe aperta o seu sapato

Cada um sabe onde lhe aperta o seu sapato é uma visita performativa criada para o Museu do Calçado no âmbito do projeto INTERFERÊNCIAS 1.0.
A aguentar o peso do nosso corpo estão os nossos pés, e a protegê-los, os sapatos. Calçamo-nos para nos pormos a caminho, para nos fazermos à estrada.
Entre bifurcações e decisões, entre pés descalços, sapatos rotos, costas cansadas, encontramo-nos a meio da estrada. Ninguém sabe o que andaste para aqui chegar, que história e que bagagem trazes contigo. “Se queres conhecer a minha vida, calça os meus sapatos”, não é assim que se diz?
Durante este percurso-performativo gaspeamos histórias, viajamos entre tempos, cruzamos fronteiras e atravessamos continentes. Calcorreamos memórias sem acabamento e imaginamos o mapa que nos leva ao futuro. Entre o que somos e o que gostávamos de ter sido, entre o que vivemos e o que nos espera, misturamos as nossas vidas e os nossos caminhos, até ao dia em que nos encontrámos todos, aqui e agora, sem saber o que teremos pela frente.
 
Datas:
18 MAIO – 19h30
22 MAIO – 11H30

 

Local:
Museu do Calçado
R. António José de Oliveira Júnior 591, 3700-204 São João da Madeira

 

Reserva de bilhetes:
Museu do Calçado
Tel. 256 004 006 / museudocalcado.sjm@gmail.com
A visita é gratuita e sujeita à lotação do espaço, sendo necessária a reserva e o levantamento prévio do bilhete.
*Recomenda-se que traga um agasalho e o uso de calçado confortável.
-
Coordenação artística e dramaturgia - Sara Barros Leitão
Intérpretes – André Dias, Ana Ferreira, Ana Raquel Azevedo, António Francisco Sousa, Carménia Guambe, Daniel Neto, Isabel Nogueira, Ivanna Leite, José António Pinho, José Manuel Ferreira, Lis Pereira, Maria Fernanda Silva, Maylet Carreño, Miguel Rosas, Natália Correia, Rufus Dahm, Santiago Mateus, Teresa Maia, Xavier Melo.
Montagem e operação técnica – Diogo Lopes
Contra-regras – Aldina Valente, Isabel Sousa, Filipa Costa.
Participantes durante o processo de criação – Aldina Valente, Anabela Cunha, André Brandão, Armanda Antunes, Eirini Mavromoustaki, Isabel Sousa, Jéssica Ferreira, Laurinda Resende, Ivan Cardoso, Tiago Pinho
Pessoas-memória - Augusto Jesus, Daniel Neto, Jorge Ribeiro, Maria Fernanda Durães, Nair Pinho, Xavier Melo.
-
INTERFERÊNCIAS 1.0 é um projeto desenvolvido pelo Teatro da Didascália, no âmbito do Programa Cultura para Todos, desenhado pela Divisão da Cultura e pela Ação Social do Município de S. João da Madeira. Entre dezembro de 2020 e julho de 2022 haverá intervenção em 5 espaços da cidade, o Museu do Calçado é o primeiro.
6 DE ABRIL | REABERTURA DO MUSEU DO CALÇADO E MUSEU DA CHAPELARIA

09 Abril 2021

6 DE ABRIL | REABERTURA DO MUSEU DO CALÇADO E MUSEU DA CHAPELARIA

O Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria reabriram ao público a 6 de abril. De terça a sexta-feira, poderá visitar-nos no horário das 10h00m às 12h30m e das 14h00m às 17h30m. Aos sábados e domingos, apenas no período da manhã, entre as 10h00m e as 13h00m.
 
Continuamos a implementar as medidas de proteção e higienização já anteriormente estabelecidas, que terão de ser cumpridas para cuidado e segurança de todos:
- Obrigatório o uso de máscara;
- Higienização das mãos à entrada;
- Manter o distanciamento social;
- Respeitar o circuito de visita definido;
- Interdição de manuseio das peças das exposições;
- Limitação de visitantes nas diferentes salas dos museus.
 
Estamos ansiosos pela sua visita! Até breve!
O Museu do Calçado já tem uma nova visita virtual

01 Fevereiro 2021

O Museu do Calçado já tem uma nova visita virtual

A partir de hoje e com acesso gratuito, o Museu do Calçado disponibiliza uma visita virtual aos seus espaços, uma nova ferramenta cultural e pedagógica que traz ao visitante a possibilidade de explorar de forma autónoma, dinâmica e interativa, os conteúdos expositivos deste museu.

As visitas virtuais garantem aos museus de S. João da Madeira uma maior acessibilidade cultural, reforçando a sua ligação para com a comunidade e públicos locais e potenciando, simultaneamente, a criação de novas conexões a outros públicos nacionais e internacionais, entre os quais, os do setor criativo e empresarial.

São uma ferramenta pedagógica que permite um trabalho de proximidade entre o Serviço Educativo dos museus e os seus mais diversos públicos, entre os quais os escolares (professores, alunos e formandos), o público sénior, os públicos com deficiência, as famílias, os turistas ou os interessados em museus temáticos.

Sensíveis ao contexto epidemiológico atual que conduziu ao encerramento dos museus e confinamento da população procurou-se, igualmente, garantir uma maior proximidade do Museu do Calçado a todos os que se encontram impedidos de usufruir fisicamente dos espaços culturais.

Podendo ser acedida a partir de um computador, um tablet ou um smartphone, em qualquer momento do dia, a visita virtual já se encontra disponíveis nas redes sociais e página web do museu em www.museu-do-calcado.pt/pt/visita-virtual

Do ofício à indústria, da moda ao design, das histórias passadas às que ainda estão para ser criadas, S. João da Madeira tem muita cultura para descobrir sem ter de sair de casa.

ENCERRAMENTO TEMPORÁRIO DO MUSEU

15 Janeiro 2021

ENCERRAMENTO TEMPORÁRIO DO MUSEU

Atendendo à atual situação epidemiológica e às mais recentes diretivas emanadas no governo, informamos que o Museu do Calçado irá encerrar a partir do dia 15 de janeiro de 2021.
Sabemos que a Cultura é segura mas, neste momento, a prioridade é a segurança de todos!
Porque estamos a pensar em si e queremos voltar a contar consigo quando chegar o momento certo! Ajude-nos agora também a ultrapassar este momento.

CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS 2021

05 Janeiro 2021

CULTURANDO POR AÍ... FÉRIAS 2021

“CULTURando por aí…” é um programa que decorre em todas as pausas letivas. 
Constituído por um vasto conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, este programa pretende colocar os jovens perante desafios que os levem a pensar, sentir e atuar de forma criativa.
Durante este programa, as crianças realizam visitas, oficinas de trabalho, jogos lúdico-pedagógicos e outras experiências estimulantes a nível cognitivo.
O programa decorre em instituições culturais da cidade, em diferentes períodos do dia, cruzando várias valências e dando oportunidade a que os participantes desenvolvam e descubram novas competências e desenvolvam relações afetivas com as instituições culturais.
Pretende-se ainda, com este programa, estimular e desenvolver hábitos de consumo e fruição cultural desde a mais tenra idade.


O programa desta edição de janeiro de 2021 será divulgado em breve. Fique atento!

OS REIS MAGOS VÊM AO MUSEU

04 Janeiro 2021

OS REIS MAGOS VÊM AO MUSEU

O primeiro sábado de cada mês é inteiramente dedicado às Famílias.

Por esta razão, o Museu do Calçado sugere que reúna toda a família e venha passar um sábado diferente na nossa companhia.

No primeiro Programa Famílias de 2021, os Reis Magos vão passar pelo Museu do Calçado! Descobrindo as histórias que o Museu guarda, uns belos sapatos para estes reis teremos de escolher. Com papel, tecidos e brilhantes que prenda lhes poderemos oferecer?

 

Esta atividade decorrerá às 11h00.
Atelier para crianças entre os 5 e os 14 anos e respetivos familiares.
Atividade gratuita, mediante marcação prévia.

Para mais informações e/ou inscrições, por favor, contacte o Museu através do 256 200 206. 

ARQUIVO