MUSEU do CALÇADO

Notícias

Exposição temporária

07 Novembro 2017

Exposição temporária

Inaugurou, no passado dia 15 de outubro, a exposição temporária "Os assombrosos sapatos de Kobi Levi".

Kobi Levi é um original designer de calçado de Tel Aviv (Israel) para quem o sapato é, antes de mais, “arte usável”. Graças à Internet, os seus assombrosos sapatos chamaram a atenção de muitos (e famosos) amantes de calçado. Lady Gaga foi uma das primeiras celebridades a usar um par de sapatos de Kobi Levi. Kobi vê-se como um artista e um designer. As suas criações são únicas, artísticas e inovadoras e desafiam as definições tradicionais de design, arte e moda. Segundo Kobi Levi, os seus sapatos "são glamourosos, mas com sentido de humor", porque podem (e devem) fazer as pessoas sorrir e apreciar a forma como eles lisonjeiam o corpo e brincam com a roupa. 

Esta exposição está patente até dia 31 de março de 2018.

Mesa Redonda Maor Zabar & Kobi Levi - Moda Indústria. Moda Arte

01 Outubro 2017

Mesa Redonda Maor Zabar & Kobi Levi - Moda Indústria. Moda Arte

O Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria organizam, no dia 14 de Outubro, às 17h00, a 4ª mesa redonda do ciclo “Moda Indústria. Moda Arte” que contará com a presença dos designers israelitas Kobi Levi e Maor Zabar.

Encontrando-se ambos, em termos de processo criativo, na fronteira entre o que é arte e o que é indústria, e desafiando permanentemente as tradicionais definições de design, arte e moda, pretende-se com esta mesa redonda abordar a temática da moda quer enquanto sector industrial quer enquanto expressão artística, sendo que os designers apresentarão o seu processo criativo, o seu percurso profissional e as suas experiências no mercado da moda.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia.

EDUARDA ABBONDANZA E FREDERICO MARTINS NO MUSEU DO CALÇADO | 16 de setembro

01 Setembro 2017

EDUARDA ABBONDANZA E FREDERICO MARTINS NO MUSEU DO CALÇADO | 16 de setembro

Refletir e analisar o panorama atual do mundo da moda é uma das propostas do Museu do Calçado para setembro, mês em que acolhe a terceira mesa redonda do ciclo “Moda Indústria. Moda Arte”.

No próximo dia 16 de setembro, sábado, pelas 16h30, o Museu do Calçado, em S. João da Madeira, convida os apaixonados por moda e criatividade a juntarem-se à conversa com Eduarda Abbondanza, fundadora e diretora da ModaLisboa, e a Frederico Martins, um dos fotógrafos de moda mais prestigiados no país, que já fotografou nomes como Sara Sampaio, Olivier Rousteing e Milla Jovovich.

Pela primeira vez em português, o ciclo “Moda Indústria. Moda Arte” vai colocar em cima da mesa diferentes perspetivas sobre o setor, através do olhar de dois dos mais influentes nomes nacionais no mundo da moda. A análise do mercado, cada vez mais competitivo e globalizado, os desafios atuais impostos às marcas mais jovens e o papel das redes sociais prometem ser alguns dos temas em destaque na mesa redonda, dirigida a alunos, profissionais do setor, empresários da indústria criativa e público em geral.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia através do email museudocalcado.sjm@gmail.com ou do telefone 256 004 006.

S. JOÃO DA MADEIRA RECEBE SEIS DISTINÇÕES NOS PRÉMIOS APOM

01 Agosto 2017

S. JOÃO DA MADEIRA RECEBE SEIS DISTINÇÕES NOS PRÉMIOS APOM

Decorreu ontem a cerimónia de entrega dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia aos quais estavam candidatos 132 museus portugueses, tendo o Museu do Calçado recebido três importantes prémios dos quais muito se orgulha:

- PRÉMIO INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE que distinguiu e premiou o Museu do Calçado como o mais inovador e criativo em todas as áreas da sua atividade, da investigação à incorporação, do inventário à conservação, da exposição ao serviço educativo, dos produtos da loja à comunicação;

- PRÉMIO APLICAÇÃO DE GESTÃO E MULTIMEDIA que se refere à qualidade dos produtos multimédia usados nas nossas exposições e que ajudam a contextualizar os seus objetos, promovendo e facilitando o conhecimento;

- PRÉMIO INCORPORAÇÃO que distinguiu a integração de bens culturais no acervo do museu, referindo-se concretamente à incorporação da coleção de sapatos da empresa LUSOLINDO

A estes juntou-se ainda a MENÇÃO HONROSA DE MELHOR MUSEU DO ANO que distingue o Museu do Calçado enquanto instituição que preserva coleções representativas da identidade local, regional ou nacional, que contribui para o avanço do conhecimento da museologia, que contribui para o desenvolvimento social e equilíbrio ambiental, que promove a educação e formação de diferentes grupos sociais e que cumpre com todas as suas funções museológicas.

Estes prémios e esta menção honrosa representam o reconhecimento da qualidade do Museu do Calçado que resulta de uma aposta inequívoca do Município de S. João da Madeira na preservação do seu património mas também do trabalho intenso e de grande qualidade técnica e científica da sua equipa e de todos quantos colaboram com o Museu do Calçado, de doadores a parceiros institucionais.

Deixamos aqui uma palavra especial de agradecimento ao designer João Borges que colaborou com o Museu do Calçado no Projecto de Museografia, ao Sr. Armando Oliveira representante da coleção Lusolindo e às empresas GOFOX e EDIGMA que conceberam as aplicações multimédia do Museu.

À Associação Portuguesa de Museologia, o nosso profundo agradecimento pelos importantes Prémios que nos foram atribuídos e que nos conferem, de hoje em diante, uma ainda maior responsabilidade dentro do panorama museológico português que procuraremos honrar todos os dias com seriedade, rigor e empenho.

Ao Vencedor do Melhor Museu do Ano, o Museu do Dinheiro, e a todos os restantes nomeados e premiados, os nossos felizes e reconhecidos parabéns!

Finalmente, uma palavra especial para os colecionadores António Saint Silvestre e Richard Treger que receberam o PRÉMIO COLECIONADOR e aos colecionadores Norlinda e José Lima que receberam uma MENÇÃO HONROSA também nesta categoria e cujas coleções estão em depósito no núcleo de arte de S. João da Madeira.

Inscrições abertas | CULTURando por aí... Férias da Páscoa

15 Junho 2017

Inscrições abertas | CULTURando por aí... Férias da Páscoa

“CULTURando por aí…” é um programa que decorre em todas as pausas letivas. 
Constituído por um vasto conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, este programa pretende colocar os jovens perante desafios que os levem a pensar, sentir e atuar de forma criativa.
Durante este programa, as crianças realizam visitas, oficinas de trabalho, jogos lúdico-pedagógicos e outras experiências estimulantes a nível cognitivo.
O programa decorre em instituições culturais da cidade, em diferentes períodos do dia, cruzando várias valências e dando oportunidade a que os participantes desenvolvam e descubram novas competências e desenvolvam relações afetivas com as instituições culturais.
Pretende-se ainda, com este programa, estimular e desenvolver hábitos de consumo e fruição cultural desde a mais tenra idade.

Para mais informações, contacte o Serviço Educativo do Museu, através do telefone 256 201 680.

NUM CONTO DE FADAS. DA CABEÇA AOS PÉS

01 Junho 2017

NUM CONTO DE FADAS. DA CABEÇA AOS PÉS

O Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria apresentam, em 2017, quatro histórias de sucesso. Mais do que meros ‘contos de fadas’ estas são as histórias reais de jovens designers cujo talento e capacidade empreendedora levou as suas criações a viajarem mundo fora, seja na cabeça e pés de celebridades, seja nas salas de exposições de vários museus.

Falamos de ANASTASIA RADEVICH (Canadá), PABLO E MAYAYA (Espanha), KOBI LEVI e MAOR ZABAR (ambos de Israel).

Sob o tema “Num conto de fadas. Da cabeça aos pés” este ciclo programático trará a S. João da Madeira diversas atividades culturais e pedagógicas que incluem exposições temporárias de artistas e designers internacionais, workshops, seminários ou mesas redondas, oficinas criativas, visitas temáticas, encontros com artistas, entre outras, que visam colocar em evidência a ideia de “mundos mágicos” associados a duas indústrias de grande relevância cultural e económica na região, a chapelaria e o calçado.

O grande objetivo da programação dos dois museus passa por colocar em evidência as dimensões criativas e espetaculares destes dois setores industriais, mostrando que a arte e a cultura, a criatividade e os negócios podem andar de mãos dadas.

Maio. Mês dos Museus.

11 Maio 2017

Maio. Mês dos Museus.

Em maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus que este ano é dedicado ao tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus.

O Museu da Calçado associa-se a estas comemorações com um vasto e interessante programa de atividades que decorrerá entre 6 e 22 de maio.
Quase todas as atividades são gratuitas mas exigem inscrição prévia.
Venha descobrir as "histórias indizíveis" que o Museu guardou só para si.

 

PROGRAMA DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

 

6, 13 e 27 de maio, 11h00 e 15h00
VISITAS GRATUITAS
 | Os Museus da Chapelaria e do Calçado oferecem-lhe visitas guiadas gratuitas, com início às 11h e às 15h. Inscreva-se através do telefone 256 004 006 ou pelo email museudocalcado.sjm@gmail.com

 

18 e 20 de maio, 11h00 e 15h00
AS HISTÓRIAS QUE FICARAM POR CONTAR 
| Visita temática ao longo da qual antigos sapateiros dão a conhecer histórias vividas dentro da fábrica. Os amores e desamores, as alegrias e as mágoas, a esperança e o desalento… São histórias tantas vezes contadas em silêncio que neste dia ganham uma nova voz. Inscreva-se através do telefone 256 004 006 ou pelo email museudocalcado.sjm@gmail.com

 

19 de maio
19h30, JANTAR TEMÁTICO
 no restaurante Fábrica dos Sentidos com desconto de 10% para quem traga chapéu na cabeça! Reservas no restaurante do Museu

21h30, O ÚLTIMO TURNO [noite dos museus] | Espetáculo de teatro que envolve os grupos da cidade e que revela muitas histórias controversas da chapelaria e do calçado... venha descobrir os segredos que ainda não contamos...

 

21 de maio | 10h00
PEDDY PAPER COM PÉS E CABEÇA
 | Ao longo da manhã decorrerá no Museu da Chapelaria e no Museu do Calçado um peddy paper que levará os participantes a descobrirem histórias ocultas. Pistas, umas verdadeiras e outras falsas, irão conduzir as equipas ao longo de um percurso mágico. Usar os pés e a cabeça é obrigatório. Inscrições até ao dia 19 de maio. Atividade gratuita.

“ANASTASIA RADEVICH. FORMAS DE ARTE”

02 Maio 2017

“ANASTASIA RADEVICH. FORMAS DE ARTE”

22 de abril a 30 de setembro de 2017

“ANASTASIA RADEVICH. FORMAS DE ARTE” traz a Portugal, pela primeira vez, o trabalho excecionalmente criativo desta designer, toldado por um mundo de fantasia e distopia onde os sapatos emergem como importantes símbolos totémicos da sociedade atual.

Anastasia Radevich é uma designer de calçado bielorrussa que vive no Canadá. Apoiada pela Fundação de Moda de Montreal, concluiu com distinção a sua formação em Design de Calçado no London College of Fashion, uma das principais faculdades de design do mundo. Foi selecionada pelo art-s-talker para ser destaque no e-Creative: London 2009.

Com uma larga experiência na área do design de calçado e acessórios, Anastasia trabalhou no Grupo Aldo em Montreal, para a Bolongaro Trevor (os fundadores de All Saints), Alexander McQueen e Nicholas Kirkwood.

ARQUIVO