MUSEU do CALÇADO

Notícias

S. JOÃO DA MADEIRA RECEBE SEIS DISTINÇÕES NOS PRÉMIOS APOM

01 Agosto 2017

S. JOÃO DA MADEIRA RECEBE SEIS DISTINÇÕES NOS PRÉMIOS APOM

Decorreu ontem a cerimónia de entrega dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia aos quais estavam candidatos 132 museus portugueses, tendo o Museu do Calçado recebido três importantes prémios dos quais muito se orgulha:

- PRÉMIO INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE que distinguiu e premiou o Museu do Calçado como o mais inovador e criativo em todas as áreas da sua atividade, da investigação à incorporação, do inventário à conservação, da exposição ao serviço educativo, dos produtos da loja à comunicação;

- PRÉMIO APLICAÇÃO DE GESTÃO E MULTIMEDIA que se refere à qualidade dos produtos multimédia usados nas nossas exposições e que ajudam a contextualizar os seus objetos, promovendo e facilitando o conhecimento;

- PRÉMIO INCORPORAÇÃO que distinguiu a integração de bens culturais no acervo do museu, referindo-se concretamente à incorporação da coleção de sapatos da empresa LUSOLINDO

A estes juntou-se ainda a MENÇÃO HONROSA DE MELHOR MUSEU DO ANO que distingue o Museu do Calçado enquanto instituição que preserva coleções representativas da identidade local, regional ou nacional, que contribui para o avanço do conhecimento da museologia, que contribui para o desenvolvimento social e equilíbrio ambiental, que promove a educação e formação de diferentes grupos sociais e que cumpre com todas as suas funções museológicas.

Estes prémios e esta menção honrosa representam o reconhecimento da qualidade do Museu do Calçado que resulta de uma aposta inequívoca do Município de S. João da Madeira na preservação do seu património mas também do trabalho intenso e de grande qualidade técnica e científica da sua equipa e de todos quantos colaboram com o Museu do Calçado, de doadores a parceiros institucionais.

Deixamos aqui uma palavra especial de agradecimento ao designer João Borges que colaborou com o Museu do Calçado no Projecto de Museografia, ao Sr. Armando Oliveira representante da coleção Lusolindo e às empresas GOFOX e EDIGMA que conceberam as aplicações multimédia do Museu.

À Associação Portuguesa de Museologia, o nosso profundo agradecimento pelos importantes Prémios que nos foram atribuídos e que nos conferem, de hoje em diante, uma ainda maior responsabilidade dentro do panorama museológico português que procuraremos honrar todos os dias com seriedade, rigor e empenho.

Ao Vencedor do Melhor Museu do Ano, o Museu do Dinheiro, e a todos os restantes nomeados e premiados, os nossos felizes e reconhecidos parabéns!

Finalmente, uma palavra especial para os colecionadores António Saint Silvestre e Richard Treger que receberam o PRÉMIO COLECIONADOR e aos colecionadores Norlinda e José Lima que receberam uma MENÇÃO HONROSA também nesta categoria e cujas coleções estão em depósito no núcleo de arte de S. João da Madeira.

ARQUIVO