Inscrições abertas | CULTURando por aí... Férias da Páscoa

15 Junho 2017

Inscrições abertas | CULTURando por aí... Férias da Páscoa

“CULTURando por aí…” é um programa que decorre em todas as pausas letivas.
Constituído por um vasto conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, este programa pretende colocar os jovens perante desafios que os levem a pensar, sentir e atuar de forma criativa.
Durante este programa, as crianças realizam visitas, oficinas de trabalho, jogos lúdico-pedagógicos e outras experiências estimulantes a nível cognitivo.
O programa decorre em instituições culturais da cidade, em diferentes períodos do dia, cruzando várias valências e dando oportunidade a que os participantes desenvolvam e descubram novas competências e desenvolvam relações afetivas com as instituições culturais.
Pretende-se ainda, com este programa, estimular e desenvolver hábitos de consumo e fruição cultural desde a mais tenra idade.

Para mais informações, contacte o Serviço Educativo do Museu, através do telefone 256 201 680.

NUM CONTO DE FADAS. DA CABEÇA AOS PÉS

01 Junho 2017

NUM CONTO DE FADAS. DA CABEÇA AOS PÉS

O Museu do Calçado e o Museu da Chapelaria apresentam, em 2017, quatro histórias de sucesso. Mais do que meros ‘contos de fadas’ estas são as histórias reais de jovens designers cujo talento e capacidade empreendedora levou as suas criações a viajarem mundo fora, seja na cabeça e pés de celebridades, seja nas salas de exposições de vários museus.

Falamos de ANASTASIA RADEVICH (Canadá), PABLO E MAYAYA (Espanha), KOBI LEVI e MAOR ZABAR (ambos de Israel).

Sob o tema “Num conto de fadas. Da cabeça aos pés” este ciclo programático trará a S. João da Madeira diversas atividades culturais e pedagógicas que incluem exposições temporárias de artistas e designers internacionais, workshops, seminários ou mesas redondas, oficinas criativas, visitas temáticas, encontros com artistas, entre outras, que visam colocar em evidência a ideia de “mundos mágicos” associados a duas indústrias de grande relevância cultural e económica na região, a chapelaria e o calçado.

O grande objetivo da programação dos dois museus passa por colocar em evidência as dimensões criativas e espetaculares destes dois setores industriais, mostrando que a arte e a cultura, a criatividade e os negócios podem andar de mãos dadas.