CATÁLOGO RENÉ VAN DEN BERG

René van den Berg é um designer e professor dos Países Baixos, que encontra a sua criatividade na técnica e numa forma não conservadora e até aventureira de olhar o calçado.
Vê os projetos que tem em mãos com humor, invertendo e desconstruindo as estruturas pré-definidas e os lugares instituídos dos materiais e dos componentes, criando objetos que questionam os sistemas de construção, fixação e decoração tradicionais.

Ver Ficheiro

CATÁLOGO RENÉ VAN DEN BERG

CATÁLOGO MARLOES TEN BHÖMER

Marloes ten Bhömer não é apenas uma designer de calçado. É uma artista. Uma pensadora. Uma questionadora. É crítica quando rejeita os estereótipos e os desequilíbrios identitários que a indústria da moda promove. É desafiadora quando questiona o género em disciplinas “tradicionalmente” masculinas. É libertadora quando analisa o papel periférico da mulher no cinema – através do ato de caminhar - e propõe modelos de pensamento alternativos. Para ela, o calçado – em particular o salto alto feminino – é um poderoso meio de expressão, de evocação, de provocação, de questionamento e, acima de tudo, de renovação.

Ver Ficheiro

CATÁLOGO MARLOES TEN BHÖMER

CATÁLOGO SILVIA FADÓ

Silvia Fadó é uma designer de calçado espanhola de personalidade inquieta e criativa que assume uma certa obsessão pela perfeição. Para esta criadora, o design de calçado ultrapassa uma simples vocação apresentando-se-lhe, antes, como um chamamento e um sonho de vida. Eterna apaixonada por calçado, Silvia Fadó inspira-se na arquitetura, na engenharia, no design de produto, na iluminação e deixa-se levar pela forma como tudo funciona, pelas suas linhas e mecanismos encontrando beleza em cada ínfima parte deste processo. 

Ver Ficheiro

CATÁLOGO SILVIA FADÓ

Catálogo Marianne Jongkind + Costa Magarakis

Às mãos de Costa Magarakis, os mais variados modelos de sapatos de salto, sapatilhas, grandes botas e até patins transformam-se em objetos híbridos e realistas que simulam o corpo deformado de um animal, curiosos meios de locomoção, elementos arquitetónicos ou até a mais bizarra das criaturas.

Ver Ficheiro

Catálogo Marianne+Costa

Catálogo Araceli Sancho + Kei Kagami

Kei Kagami olha para o calçado, não como peças isoladas de uma coleção mas como uma extensão da própria construção narrativa que lhe serve de base para o desenvolvimento das coleções de vestuário. Colocando de parte interesses comerciais, dedica-se, simplesmente, a criar a imagem certa para a coleção. O seu calçado revela todo o potencial criativo do designer, fruto da sua expressão pessoal, da sua individualidade criadora e, acima de tudo, da sua honestidade artística.

Ver Ficheiro

Catálogo Araceli Sancho + Kei Kagami

Catálogo Estibalitz Diaz de Durana + Carolin Holzhuber

Apresentada no contexto do ciclo programático “Criar entre mundos. Da cabeça aos pés”, produzido pelo Museu do Calçado e pelo Museu da Chapelaria, a exposição “Elevado. O calçado de Carolin Holzhuber” traz-nos dois mundos simbólicos que se parecem antagonizar nesta designer, o da moda e o da arte, o da usabilidade do design por oposição à disfuncionalidade da arte, o do lugar da estética por contraponto ao lugar da ética.

Ver Ficheiro

Catálogo Estibalitz Diaz de Durana + Carolin Holzhuber

Catálogo Harvy Santos + Amber Ambrose Aurèle

Entre o mundo da moda e o mundo da arte, Amber Ambrose Aurèle não produz sapatos. Explora histórias que tanto se inspiram no universo artístico de Piet Mondriaan, como nas heroínas de Shakespeare ou nos tradicionais sapatos sérvios ‘opanci’ que reinventa com grandes saltos altos. Incita reflexões profundas, questionando, com urgência, o mundo. E, muito reiteradamente, questionando o papel da mulher neste mundo e os estereótipos que sobre ela ainda parecem pairar.

Ver Ficheiro

Catálogo Harvy Santos + Amber Ambrose Aurèle

Catálogo Maor Zabar + Kobi Levi

A criatividade e o pensamento disruptivo caracterizam o trabalho de Maor Zabar e Kobi Levi. Transformam produtos de dois sectores industriais tão diferentes – calçado e chapéu - e que tanto dizem a S. João da Madeira, à sua história, ao seu presente e certamente ao seu futuro, em autênticos manifestos artísticos, por intermédio dos quais refletem e nos fazem refletir sobre as coisas mais simples e quase impercetíveis do dia-a-dia.

Ver Ficheiro

Catálogo Maor Zabar + Kobi Levi

Catálogo Anastasia Radevich

Anastasia Radevich criou para si alegorias de mundos múltiplos. As suas criações levam-nos a viagens entre o que é, o que foi, o que poderia ser. As cronologias do tempo e dos inúmeros espaços onde habitam os seus sapatos-arte remetem-nos para uma espécie de distopia ou utopia negativa. Somos avisados. Estamos avisados.

Ver Ficheiro

Catálogo Anastasia Radevich

Catálogo Luís Onofre

O Museu do Calçado dá ênfase ao design, à arte e à criatividade que caracterizam esta indústria tão importante para o nosso país. Estas marcas são bem vincadas na exposição temporária inaugural desta nova instituição que S. João da Madeira coloca ao serviço da cultura e da economia do nosso país. Com o título elucidativo “Luís Onofre. Uma história de paixão, tradição e resiliência.” esta primeira exposição é dedicada a um designer de referência na criação de calçado em Portugal e além fronteiras.

Ver Ficheiro

Catálogo Luís Onofre