Conceito e Vocação

O Museu do Calçado é conceptualmente orientado para a história da indústria e do design do calçado, debruçando-se sobre várias temáticas.

É um museu em contacto com a população local e com os seus públicos e um espaço de aprendizagem e experimentação que tem no estudo e investigação, incorporação, inventário e documentação, conservação, segurança, interpretação e exposição e educação, funções vitais.

O Museu do Calçado alimenta-se de colaborações que envolvem o universo humano do setor do calçado, desde o operário ao patrão, passando pelos comerciais, lojistas, consumidores e designers, recuperando importantes memórias individuais e coletivas que estruturam o ser das comunidades. É, por isso, um espaço em contacto com a sua comunidade de acolhimento e que visa dar a conhecer o seu ser e o seu o saber fazer.

Social e culturalmente ativo e pedagogicamente útil, o Museu do Calçado evoca histórias e memórias, contribuindo dessa forma para aprofundar e divulgar o conhecimento da identidade e cultura sanjoanenses mas também de outras realidades sociais, históricas e culturais relacionadas com o universo do objeto que lhe dá nome.

Neste contexto, o Museu do Calçado é uma instituição integrada num plano mais vasto (local, regional e nacional) de ordenação do património cultural, edificado, arqueológico e industrial, inserindo-se numa rede de instituições com objetivos comuns e completando outros itinerários culturais que se focalizam nos pontos de interesse da história da indústria do município e da região.